quarta-feira, 25 de outubro de 2006

Sedimentos do Rio Tietê

capa de livro QualisedNossa editora lançou recentemente o livro "Métodos de Coleta, Análises Físico-Químicas e Ensaios Biológicos e Ecotoxicológicos de Sedimentos de Água Doce", dos autores Antonio Aparedio Mozeto (UFSCar), Gisela de Aragão Umbuzeiro (CETESB) e Wilson de Figueiredo Jardim (UNICAMP).

O livro foi destaque em nota de lançamento na revista Pesquisa (Fapesp), e o texto pode ser visto aqui.

Para quem se interessar em adquirir um exemplar pode visitar o site www.editoracubo.com.br.

quinta-feira, 6 de julho de 2006

grande obra e grande sonho

Sem dúvida, a grande obra foi o desenvolvimento não somente do equipamento de ressonância que atualmente está instalado na Santa Casa de São Carlos, mas, sobretudo o desenvolvimento da TECNOLOGIA e do KNOWHOW envolvidos no projeto. Estes últimos são o grande trabalho conquistado pelos pesquisadores que passaram pelo grupo de ressonância coordenado por meu pai. E são essas duas conquistas que ele certamente gostaria de ver utilizados pelo governo pois colocam o Brasil num patamar diferenciado dos países detentores de tal tecnologia.

O sonho


O grande sonho do meu pai era que o equipamento fosse produzido em escala por dentro do próprio país e tornado acessível à população carente. Como?

Através de iniciativas e parcerias (BNDES, Embraer etc) seria possível criar um pólo de produção de equipamentos de ressonância a um custo muito inferior ao daqueles que atualmente são importados. Lembro-me de meu pai estimando (e ele era excelente em estimativas) que o equipamento produzido no Brasil seria 40% mais barato do que os comprados.

Os equipamentos produzidos no Brasil teriam um custo que permitiria sua instalação em muitos hospitais menores e em pequenas  e médias cidades, contribuindo para a melhoria no atendimento à população e treinamento de profissionais na área.

Falta interesse ou será que o Brasil não é capaz de produzir tecnologia desse porte?

quinta-feira, 25 de maio de 2006

Hospital Panepucci

Outro jornal da nossa cidade também noticiou a nova Lei! Desta vez foi o jornal A Folha de São Carlos.

Aproveito para agradecer em nome de toda a família ao nosso vereador Lineu Navarro por propor a Le e, é claro, ao Prefeito Newton Lima Neto por sancioná-la! Muito obrigado! Nossa família enxeu-se de orgulho e felicidade.

Segue a matéria que conta um pouco mais sobre a carreira do meu pai.

quinta-feira, 18 de maio de 2006

Hospital Prof. Dr. Horacio Carlos Panepucci

O novo hospital universitário de São Carlos acaba de receber o nome do meu pai!!! A notícia saiu hoje no jornal A Tribuna da cidade de São Carlos. Segue a transcrição da notícia.
"Horacio Panepucci dá nome ao Hospital Escola
Composição com fotos do prof. Panepucci no início de carreia e depois dando aula. ao fundo o equipamento desenvolvido e instalado na Santa Casa e algumas imagens realizadas.

O prefeito Newton Lima Neto sancionou a Lei 13.796, que dá o nome de "Professor Doutor Horacio Carlos Panepucci" ao Hospital Escola Municipal de São Carlos, conforme proposta apresentada pelo vereador Lineu Navarro (PT) e aprovada por unanimidade pela Câmara. O hospital, localizado na rua Luiz Vaz de Camões, Vila Marina (zona norte da cidade) deverá ter sua primeira etapa concluída ainda no primeiro semestre deste ano.

Panepucci, Físico da USP, falecido em 21 de outubro de 2004, foi o pioneiro no desenvolvimento no Brasil da Tomografia de Ressonância Magnética que resultou na construção de um aparelho clínico completo para diagnóstico por imagens, em operação na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos.

A repercusão do projeto de desenvolvimento de tomogragia por ressonância magnética e implantação do equipamento na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, provocou interesse no BNDES que passou a propiciar a absorção dessa tecnologia pela indústria de instrumentos médicos, o que colocaria o Brasil dentro do reduzido grupo de países detentores dessa tecnologia."